0 items - R$0,00

Minha história


arabesco

Para aqueles que não me conhecem, me chamo Janaina Barzanelli. Sou Chef Pâtisserie e Chocolatier. Trabalho no ramo de confeitaria desde 2000. A minha história é igual a de muitos que me leem por aqui. Durante toda a minha vida gostei muito de cozinhar, meu primeiro prato na cozinha foi aos 9 anos de idade, me lembro até hoje. Foi tirada da revista mensal “Nosso Amiguinho”, alguém se lembra?! (Risos). Fiz uma “Salada do Papai”, tinha uma foto dessa salada na revista e resolvi fazê-la para o meu pai. Ficou igualzinha! Todos de casa adoraram. Desde então, cozinho.

Contudo, achava que isso não seria minha profissão. Estudei muito para ser médica. Queria fazer Medicina de qualquer jeito. Fiz 3 anos de cursinho e nada, só ficava na lista de espera. Bem, daí com 20 anos de idade meu pai não tinha mais como me manter no cursinho e então, desisti de prestar medicina e fui trabalhar como ajudante de um confeiteiro em uma padaria, pois como gostava de cozinhar achei que seria interessante.

No primeiro dia de trabalho eu descobri que lá era meu lugar! Eu me apaixonei por tudo. A primeira coisa que fiz na padaria foi abrir um sonho que já estava pronto e apenas rechear com o creme de confeiteiro que também já estava pronto. Foi um desastre! Imagine, eu não conseguia nem rechear um sonho. O padeiro (Osmair) deu muita risada de mim, eu levei numa boa e também ri muito. Mas não desisti. Comecei ajudando ele em tudo, trabalhei muito, fazia de tudo na padaria.

Também começei a fazer muitos cursos. Eles eram realizados em lojas especializadas em confeitaria e tinham duração de 3 horas. Acredito ter feito mais de 100 cursos desse tipo. De manhã trabalhava na padaria e quando saia, de tarde, ia direto para os cursos. Correndo atrás da minha profissionalização fiz Curso de Panificação e Confeitaria no Senai. Para aqueles que estão começando: é muito importante esse curso no início da carreira, eu recomendo até hoje. Tive excelentes professores, dentre eles Eduardo Beltrame e a Teka Borba.

Com o passar do tempo fui me especializando cada vez mais. Lá na Padaria encontrei o meu marido, que também trabalha na área. Pronto daí tudo estava encaminhado. No ano de 2006 sai da padaria e comecei trabalhar em casa, fazendo bolos, doces e salgadinhos para fora. Atendia clientes particulares e também buffets. Trabalhava mais ainda. Fazia muitas coisas e ia vender na porta da fábrica onde minha cunhada trabalhava. Eu e minha mãe ficávamos lá na rua vendendo os quitutes. Panfletava de casa em casa para anunciar meus doces. Até eu começar a pegar uma certa clientela.

Todos adoravam o que eu fazia, pois tudo sempre teve muita qualidade. Era muito bom, foi uma grande experiência para mim. No ano de 2009 fui convidada a ser culinarista na Empresa Mavalério, pois estavam sem professor na região de Jundiaí. No início fiquei muito assustada, mas fui. Com a cara e a coragem. Minha primeira aula foi em uma loja de Jundiaí. Estava uma pilha de nervos. Dei uma aula de Torta Holandesa, Torta Alemã e Torta Cheese Cake. Falei para as alunas que era minha primeira aula mas fui… Meu marido me ajudou muito a ter essa coragem. Resultado: a aula foi show, as alunas adoraram. A partir de então tudo fluiu.

Comecei a dar muitas aulas e parei com as encomendas. Em 2011, fui convidada a fazer parte da equipe de Chefs da Mavalério e aceitei. Comecei a fazer faculdade de gastronomia, fui fazer cursos na França e na Bélgica de chocolateria, panificação e confeitaria. Comecei a escrever para revistas especializadas em doces. Fiquei em 8°lugar no Concurso Nacional de Confeitaria da Revista Padaria 2000, no qual me orgulho muito. E também faço apresentações em programas de TV, como Dia Dia (Band), Mulheres (TV Gazeta), Rede Paulista (Jundiaí), TV Tem (Afiliada da Rede Globo, no Interior de SP).

Hoje formada em Gastronomia e pós graduada em Práticas Gastronômicas e Negócios em Alimentação. Em novembro de 2013 fiquei em primeiro lugar no Grand Chef Chocolatier, da Revista Padaria 2000, da qual fiquei muito honrada. Ganhei preparando um bombom de Esfera Vintage de Cerveja Strong Ale.

Atualmente ministro aulas para 5 empresas no segmento de confeitaria e sou proprietária da escola Academia Gourmet Império do Cacau, localizado em Jundiaí/SP, além de ser uma expert EDUK, integrante na lista de professores da EDUK, escola de aprendizagem online para o mundo todo, do qual me orgulho muito de fazer parte.

Então, gostaria de agradecer a Deus por tudo o que Ele fez e faz em minha vida. E quero dizer a vocês para sonharem, pois tudo dá certo. Com pensamento positivo, força de vontade e principalmente humildade em dizer “não sei, preciso aprender”, vocês vão longe, a um lugar que jamais pensariam estar. Se você quer algo, corra atrás, lute, estude muito, nunca reclame, e um dia você chegará lá! Pode demorar muito, mas você chegará lá!

OBRIGADA E SEJAM BEM VINDOS AO MEU BLOG

Jana